Com o tema soluções para a poluição plástica, o Dia Mundial do Meio Ambiente 2023, é comemorado no próximo dia 05 de junho, celebrando seu 50º aniversário. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, com o propósito de conscientizar sobre as questões ambientais e nos últimos anos tornou-se uma plataforma vital para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Sob a liderança do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 150 países participam da Assembleia, neste ano sediada pela Costa do Marfim.

Segundo a ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo, metade da qual é projetada para ser usada uma única vez. Do total produzido, menos de 10% é reciclado, de modo que anualmente, de 19 a 23 milhões de toneladas acabam em lagos, rios e mares. Devido à contaminação da água, do ar e dos alimentos com microplásticos (pequenas partículas de plástico de até 5 mm de diâmetro), estima-se que cada pessoa no planeta consome mais de 50.000 partículas de plástico por ano – e muitas mais se a inalação for considerada.

A data é um bom momento para a reflexão sobre a preservação do meio ambiente e ações sustentáveis e soluções inovadoras devem ser incentivadas. A campanha para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 usará a hashtag e o slogan #CombataAPoluiçãoPlástica.

Fonte: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (unep-brazil-news@un.org)

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *