A arte de brassar cerveja tem se difundido entre os brasileiros. Com a facilidade de acesso na compra de kits de produção de cerveja e matéria prima de boa qualidade, mais e mais pessoas estão produzindo sua própria cerveja em casa.
Porém alguns cuidados são extremamente necessários para que se produza uma cerveja de qualidade para o consumo e livre de contaminação.
Quem passa as dicas é o paranaense Fausto de Miranda, sócio-diretor da Biertek.
01. O primeiro passo é manter o ambiente e os equipamentos limpos e higienizados. Qualquer interferência externa pode contaminar a cerveja já no início da produção, causando desde um sabor diferente ou um produto que fará mal a quem consumir. Ao final de cada produção, garanta que tudo foi limpo com extremo cuidado.
02. Outro ponto importante é minimizar o contato da cerveja com o oxigênio. Isso evita a oxidação da cerveja, processo que interfere no sabor, tempo de validade do produto e pode ser um meio de cultivo para bactérias.
03. Para que esse contato seja evitado, é necessário o uso de um bom fermentador. Um que mantenha a cerveja isolada do ambiente externo durante todas as etapas de sua produção é primordial. Estas conexões são destinadas à introdução de gás CO2, de sonda termométrica para controle de temperatura e volume, e válvula para a retirada da bebida sem contato com os resíduos que comumente se formam no fundo do fermentador. “O ideal é que o produtor produza e envase sua cerveja com contato quase nulo com o oxigênio” diz Fausto.
04. Todo o cuidado é necessário ao brassar cerveja de maneira artesanal e caseira. Muito pior do que estragar o sabor de sua cerveja, um produto contaminado pode trazer sérios danos à saúde. Por isso, procure sempre produtos certificados e de qualidade comprovada e siga todos os procedimentos para que sua cerveja tenha uma ótima qualidade.
Fonte: engenhariadecomunicacao.com
Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)
- PROTEÍNAS SUSTENTÁVEIS DAS ALGAS MARINHAS PODERÃO ESTAR NO SEU PRATO - 19 de novembro de 2024
- TESTAGEM RÁPIDA DO VERMELHO-CONGO PARA PRESUMIR ADESÃO DE PSEUDOMONADAS APÓS EXPOSIÇÃO À IRRADIAÇÃO DE LED AZUL (460 NM) - 14 de novembro de 2024
- CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE IOGURTE PRODUZIDO COM FARINHA DE BAGAÇO DE MALTE E Lactcaseibacillus casei - 11 de novembro de 2024