Lançada campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2023

Lançada campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2023

Com o slogan: Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham, o Ministério da Saúde (MS) lançou, no dia 31 de julho, a Campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM 2023, uma iniciativa global realizada todos os anos durante a primeira semana de agosto (1º a 7 de agosto).

A campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno foi lançada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA), campanha apoiada por organizações de saúde em mais de 170 países, no Brasil, o Ministério da Saúde realiza anualmente a campanha em âmbito nacional.

O objetivo da SMAM deste ano é informar a sociedade quanto a importância da licença remunerada e apoio no local de trabalho para facilitar a amamentação. O apoio dos empregadores é fundamental para que as mães trabalhadoras possam amamentar seus filhos de forma exclusiva até os seis meses, e complementada até os dois anos ou mais, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo MS.

O apoio à amamentação no ambiente de trabalho influencia diretamente de forma positiva a saúde e o bem-estar tanto das mães que trabalham quanto dos bebês. “O aleitamento materno é um direito bilateral, da mãe de amamentar seu filho mesmo trabalhando, o que é garantido pelas normas trabalhistas, e do bebê de ser alimentado adequadamente para crescer e se desenvolver em condições saudáveis, conforme previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, esclarece Danielle Aparecida da Silva, coordenadora do Banco do Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

O evento de lançamento da campanha da SMAM – 2023 serviu de cenário para o lançamento do Programa de Certificação Fiocruz para Bancos de Leite Humano (BLHs), que terá como objetivo avaliar o grau de conformidade dos BLHs perante a legislação e normativas inerentes aos BLHs, buscando garantir a qualidade nas ações realizadas pelos BLH. Conforme explicado por Danielle Aparecida, que participou do lançamento, “o programa é composto por seis eixos: Certificação de Recursos Humanos; Certificação da Informação; Certificação de Equipamentos; Certificação de Instalações; Certificação de Processos; e Certificação de Produto”.

Além da SMAM, a Lei nº 13.435/2.017 instituiu o mês agosto como “Agosto Dourado”, o mês do Aleitamento Materno no Brasil. Assim, durante todo o mês são promovidas diversas ações em todo o país para a conscientização sobre a importância da amamentação. A escolha da cor dourada do mês está relacionada ao padrão ouro de qualidade conferido ao leite humano e simboliza o incentivo ao aleitamento materno.

Para mais informações: visite o site da rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH-Fiocruz).

 

 

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Últimas postagens deRevista Higiene Alimentar (veja todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *