(15) 3527-1749 - fax: (15) 3527-1749

Higiene na Indústria de Alimentos

Controle da adesão e formação de biofilmes bacterianos

R$ 160,00
Detalhes do Material
A ocorrência de processos de adesão microbiana e formação de biofilmes no ambiente de processamento de alimentos tem de ser avaliada e controlada pelos responsáveis pela produção de alimentos.
O sucesso desta oba de autoria do Prof. Nélio José de Andrade, motivou a reedição da primeira edição de modo a atender aos inúmeros pedidos.

Os temas abordados serão de grande valia aos profissionais responsáveis pela produção de alimentos seguros, sob os aspectos físicos, químicos, microbiológicos sensoriais e nutritivos, com enfoque principal no ambiente de processamento de alimentos e sua relação com processos de adesão microbiana e formação de biofilmes.

 O livro se divide-se em duas partes:

Na primeira são abordados, em três capítulos, os mecanismos, as técnicas microscópicas e testes usados para avaliar a adesão e a formação de biofilmes. Na segunda parte, em sete capítulos são fornecidos conhecimento teóricos e resultados de pesquisa para controle dessas ocorrências indesejáveis. 

Nessa parte do livro, é enfocada a relação ambiente de processamento de alimentos e processos de adesão bacteriana e formação de biofilmes, com informações essenciais sobre a qualidade e tratamento da água, o uso de detergentes e sanitizantes, o controle microbiológico de processos e metodologias convencionais para avaliar e controlar a qualidade microbiológica do ar e de equipamentos, utensílios e manipuladores.

Os autores esperam que esta publicação possa contribuir para que a indústria de alimentos brasileira, por meio dos profissionais que nela atuam, esteja mais preparada e mais competitiva neste mercado cada vez mais globalizado e exigente.


 Os assinantes podem usufruir do valor promocional de R$ 120,00 já inclusas despesas com postagem. Para tanto, solicitar boleto no e-mail redacao@higienealimentar.com.br