REVISTA HIGIENE ALIMENTAR: REESTRUTURAR É PRECISO !

E eis que chegamos aos 30 anos de circulação ininterrupta, o que não é propriamente usual para um periódico que se propôs um caráter eminentemente científico. E independente, custeado por seus assinantes e administrado pelos próprios pares.

Em dezembro de 2018, completaremos o volume 32, com 287 edições, publicadas desde nossa primeira edição, em abril de 1982. Houve um interregno de quatro anos, entre 1980 e 1984, quando o periódico não foi publicado, tendo em vista problemas de indexação. Então, a partir de 1985 e até o presente, a revista foi rigorosamente publicada, bimestralmente, de modo ininterrupto, e pretendemos completar o atual volume (32), com a publicação da última edição de 2018, de número 287. Serão, pois, 32 anos de publicação ininterrupta de um periódico técnico-científico, totalmente independente, quer em relação à liberdade de seu conteúdo, quer em relação a sua subsistência, quer em relação à análise dos artigos submetidos à avaliação para fins de publicação.

Durante o tempo que circulou, a Revista Higiene Alimentar certamente cumpriu sua missão e atingiu os objetivos a que se propôs desde sua criação: o de levar aos profissionais da área de alimentos, alimentação e nutrição, subsídios indispensáveis para o aprimoramento de sua formação, instrumentalizando-os para bem desempenharem seu trabalho e contribuindo para uma permanente evolução de suas funções técnicas e científicas. Com a publicação de centenas de artigos e pesquisas, dos mais variados assuntos da vastíssima área das ciências alimentares, oriundos de centenas de profissionais espalhados por todo o Brasil, vindos também do exterior, a revista propiciou-lhes o espaço e a oportunidade para que divulgassem seus estudos e, ao mesmo tempo, contribuíssem para o avanço dessa tão importante área.

Enviados à revista e provenientes de todas as regiões do Brasil, recebidos de profissionais, professores, pesquisadores, tecnólogos, empresários e interessados em geral da área de alimentos, foram submetidos ao Conselho Editorial, analisados e editados mais de 8.000 trabalhos, entre artigos, pesquisas, comentários, editoriais e assuntos diversos ligados ao extenso segmento da produção, industrialização e distribuição de substâncias alimentares. Foram próximo a 80.000 páginas impressas, com informações sobre essa importante área do conhecimento humano.

Acreditamos, pois, que esse estágio foi cumprido, e bem cumprido. Atingiu seus objetivos essenciais de informar o profissional da área de alimentos, em relação ao conhecimento produzido no setor, contribuindo para o seu aperfeiçoamento e, ainda, para a formação de futuros profissionais, num segmento em constante transformação e avanço.

É chegado, porém, o momento de re-estruturar a publicação, de re-organizá-la segundo as novas bases trazidas pela tecnologia digital. É premente sua modernização, introduzindo-a à nova mídia, facilitando seu acesso ao novo tipo de leitor e usuário. Ademais, é preciso readaptá-la à nova sistemática de indexação, reorganizando-a para uma nova classificação bibliográfica, de tal sorte que contribua eficazmente com os autores que enviam seus trabalhos para publicação, para os quais é fundamental que a revista esteja conforme às premissas dos indexadores e dos classificadores oficiais. Assim, para que estes novos objetivos sejam atingidos, será preciso descontinuar temporariamente a publicação, seguindo o seguinte cronograma: 1 – a partir de 01 de setembro de 2018 será interrompido o recebimento de artigos, pesquisas, comentários e outras matérias, enviadas para submissão ao Conselho Editorial e propostos para publicação; 2 – a partir de 01 de janeiro de 2019 o periódico será descontinuado em suas versões impressa e online, por tempo indeterminado, até que se viabilizem as providências de reformulação.

E é justamente no momento em que toda essa transformação se inicia, que precisamos apelar para a compreensão e paciência de nossos assinantes, leitores, conselheiros editoriais, patrocinadores, parceiros, incentivadores em geral, que tanto nos ajudaram em todos estes 30 anos e sem os quais a publicação não existiria, afiançando-lhes que a decisão tomada é imprescindível para a credibilidade técnica e científica do periódico e que seremos eternamente gratos pela confiança que depositaram na proposta de levar conhecimento aos profissionais da área de alimentos, contribuindo para o seu aprimoramento técnico e preparando-os para os avanços transformadores do segmento alimentício.

Em reconhecimento aos assinantes e colaboradores em geral, a revista estará disponibilizando, a partir de hoje, edições já publicadas, livros e fascículos, vídeos, conteúdos técnicos online, apostilas, assessorias técnicas, enfim, todo o seu acervo, reunido nestes últimos trinta e dois anos e focados exclusivamente na área de alimentos, a um preço todo especial, com o que estar-se-á compensando e homenageando a todos os amigos e adeptos da publicação, a todos aqueles que diuturnamente se dedicam ao extenso e complexo segmento da produção, transformação, industrialização, distribuição e comercialização de alimentos. Para informações e detalhes, pedimos acessar www.higienealimentar.com.br Em nome, pois, de toda equipe de Higiene Alimentar, agradecemos a cada um de nossos leitores, assinantes físicos e jurídicos, amigos e incentivadores. Até breve.


José Cezar Panetta, agosto de 2018.

Professor aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária da USP.

Revista Higiene Alimentar, Editor

The following two tabs change content below.
A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora somos uma plataforma 100% digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *