(15) 3527-1749 - fax: (15) 3527-1749
13 de Outubro de 2017

Primeira norma técnica para Food Truck está em Consulta Nacional.

ATÉ 20 DE NOVEMBRO DE 2017

Está em Consulta Nacional até o dia 20 de novembro, o Projeto de Norma ABNT NBR 16700 - Foodtruck – Adaptação, instalação, operação e manutenção – Classificação e requisitos, a primeira norma técnica para funcionamento de food trucks.  São definições sobre adaptação veicular, manutenção, instalação e operação do negócio levando em consideração a terminologia, requisitos de segurança e boas práticas alimentares.
O trabalho está sendo conduzido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - através da Comissão de Estudo Especial de Food Trucks (ABNT/CEE-230), junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio de oficinas de trabalhos em várias cidades, a fim de obter informações de diferentes estados do Brasil.

A maioria das regiões não apresenta legislação direcionada de maneira clara ao segmento, dificultando a fiscalização. Atualmente, a maior e mais grave dificuldade enfrentada está na falta de informação sobre requisitos básicos de adequação e montagem dos Food Trucks, tendo como objetivo a segurança veicular e a segurança alimentar, tais como, instalações elétricas, hidráulicas e de gás; tamanhos e formas dos componentes do Food Truck; especificação de equipamento que permita uma logística viável de armazenamento (Ex. freezer/refrigerador adequado) etc.
A aplicação das normas poderá eliminar ou minimizar os problemas existentes ou potenciais enfrentados pelo setor, principalmente por instruir na elaboração de veículos seguros, adaptados para esta finalidade.
Para participar da Consulta Nacional, acesse: http://www.abntonline.com.br/consultanacional/, pesquise por Comitê: ABNT/CEE-230 Food Trucks e clique na lupa (visualizar). Faça o login. Caso não possua, clique em “Criar meu ABNT Passaporte gratuitamente”.
Para mais informações sobre a ABNT/CEE-230 envie um e-mail para antonio.cordeiro@abnt.org.br.