(15) 3527-1749 - fax: (15) 3527-1749
19 de Dezembro de 2017

PORTARIA Nº 145, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2017 – MAPA/SDA

DEFESA AGROPECUÁRIA, GRUPO DE TRABALHO, MAPA, SDA

O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuições que lhe confere os Arts. 18 e 53 do Anexo I, do Decreto nº 8.852, de 20 de janeiro de 2016, e tendo em vista o que consta do Processo no 21000.054070/2017-12, resolve:

Art. 1º Instituir Grupo de Trabalho para elaborar minuta de projeto de lei visando a modernização da Defesa Agropecuária.

§ 1º O trabalho do grupo será orientado pelas seguintes premissas:

I – redefinir modelo institucional da Secretaria de Defesa Agropecuária – SDA conferindo-lhe fortalecimento, maior autonomia administrativa e sustentabilidade orçamentária e financeira;

II – definir de maneira ampla as competências regulatórias da SDA na condição de autoridade nacional sanitária e fitossanitária;

III – prever a cobrança de taxas e outras fontes de financiamento para a defesa agropecuária, bem como o gerenciamento dos recursos por meio de fundos;

IV – prever ferramentas de assessoramento para a gestão da SDA na formulação de políticas públicas de sua competência;

V – propor formas de gerenciamento e execução técnica e administrativa mais ágeis e dinâmicas, resguardando as competências do Estado, mas prevendo a integração com entes privados;

VI – introduzir conceitos de responsabilidade objetiva e de autocontrole para as empresas reguladas pela SDA;

VII – propor a padronização do rito processual da fiscalização, como instâncias de julgamento e esferas recursais no âmbito da SDA.

§ 2º O Grupo de Trabalho deverá utilizar como subsídio os produtos 1, 2 e 3 elaborados pela consultoria contratada por meio contrato de prestação de serviço nº 217018, no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica BRA/IICA/13/004 (FORTALECIMENTO DO SISTEMA BRASILEIRO DE DEFESA AGROPECUÁRIA).

§ 3º Outras referências conceituais e legais, além das citadas no parágrafo anterior, poderão ser utilizadas pelo Grupo de Trabalho para elaboração da minuta de projeto de lei.

Art. 2º O Grupo de Trabalho será composto por servidores, titular e suplente, representantes das unidades abaixo relacionadas:

I – Gabinete da SDA/MAPA;

II – DIPOA/SDA/MAPA;

III – DIPOV/SDA/MAPA;

IV – DSA/SDA/MAPA;

V – DSV/SDA/MAPA;

VI- DFIP/SDA/MAPA;

VII- DFIA/SDA/MAPA;

VIII – CGVIGIAGRO/SDA/MAPA; e

IX – CGAL/SDA/MAPA.

§ 1º O Grupo de Trabalho contará também como participantes 5 (cinco) representantes das Divisões de Defesa Agropecuária das SFA indicados pelo Secretário de Defesa Agropecuária, sendo um de cada região do País.

§ 2º O Grupo de Trabalho poderá convidar representantes de outros órgãos ou unidades, para contribuir com temas específicos necessários à elaboração da minuta de projeto de lei.

§ 3º O Grupo de Trabalho será coordenado pelo Gabinete da SDA, com assessoramento das coordenações – CAOF, CGAI, CGOP e CGIE.

Art. 3º O Grupo de Trabalho terá de 60 (sessenta) dias para apresentar a minuta de projeto de lei ao Secretário de Defesa Agropecuária.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

LUIS EDUARDO PACIFICI RANGEL

 Acesse na íntegra: http://www.agricultura.gov.br/