(15) 3527-1749 - fax: (15) 3527-1749
21 de Fevereiro de 2013

ROTULAGEM E INOVAÇÃO

Nova Lei de rotulagem para frutas e hortaliças

Recentemente, uma nova lei de rotulagem foi imposta aos produtores de hortaliças e frutas. Para que a regra seja respeitada, serão necessárias algumas mudanças nas embalagens dos produtos. O rótulo a ser aplicado pode ser substituído por um carimbo, desde que legível e que contenha todos os dados necessários para a identificação precisa da origem e das características do produto.

O controle possibilita mais transparência e respeito com o comprador eao consumidor final, já que permite identificar o responsável pelo produto. Com a nova regra, será possível verificarirregularidades,a compatibilidade com a nota fiscal e a identificação nas caixas, por exemplo. Será necessáriotambém que os produtores atendam às exigências dosconsumidores, até então uma preocupação que sobrecarregava os atacadistas. A padronização de peso e tamanho das caixas também será requisitada pelo mercado atacadista.
 
A medida não funciona apenas como cobrança, o produtor também pode usar isso a seu favor. Transmitir confiança é o melhor caminho para a construção da marca e o inicio da relação com o cliente. A oportunidade de consolidar a preferência do consumidor pelos seus produtos.

Anita de Souza Dias Gutierrez, engenheira agrônoma do Centro de Qualidade em Horticultura da CEAGESP
FONTE: http://www.gironews.com/colunistas/rotulagem-e-inovacao-17990/