(15) 3527-1749 - fax: (15) 3527-1749
27 de Julho de 2018

Resto Dontê: Aprenda a reaproveitar alimentos da geladeira

Chef Melchior ensina a reutilizar feijoada prezando pela sustentabilidade e zero desperdício

Todo mundo já se deparou com a tarefa de não ter muita inspiração para cozinhar, não queria optar por um delivery e um macarrão instantâneo de 3 minutos não seria suficiente. Então, só resta a opção de abrir a geladeira e ver o que tem.

Esqueça as "misturebas" feitas com sobras de alimentos e pense em pratos mais refinados feitos com itens encontrados logo ali, na sua cozinha.

Para quem prepara a feijoada em casa, o Chef Melchior Neto que comanda as cozinhas do Botequim Carioca, em Santo André, que oferece a premiada feijoada do Brasil, elaborou uma receita de torta de feijoada para quem quer reaproveitar o que sobrou. E por isso, o chef dá duas dicas que são essenciais para o armazenamento do alimento.

"Após o preparo, aguardar de uma a duas horas para a comida esfriar e depois ser refrigerada", comenta o chef. A outra etapa é a boa conservação. "Sempre mantenha as sobras de alimentos na geladeira por pouco tempo, dois dias no máximo. Isso garante menor risco de estarem estragados", concluí Neto.

Abaixo, acompanhe passo a passo da receita que é irresistível.

 

Torta de feijoada 
por Chef Melchior Neto

INGREDIENTES

5 xícaras de chá de feijão preto batido "feijoada"

3 xícaras de chá de farinha de mandioca temperada

2 colheres de sopa de azeite

½ cebola picada

300g de couve lavada e picada

5 xícaras de chá de arroz pronto

1 ovo inteiro

1 xícara de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de leite

1 xícara de chá de bacon picado e frito

PREPARO

Esquente o caldo de feijoada numa panela e vá acrescentado a farofa temperada aos poucos mexendo até descolar do fundo da panela. Reserve.

Em outra panela refogue cebola no azeite até fixar transparente, jogue toda a couve, sal e frite para ficar al dente.

Em uma bacia, junte o arroz, o ovo, a farinha de trigo, a metade do bacon e a metade da couve misturando bem até dar um ponto de massa. O leite serve para ajudar dar esse ponto.

Unte a forma com óleo e polvilhe com farinha de trigo. Acomode a massa de feijão e por cima a massa de arroz. Coloque no forno pré-aquecido a 200° por 30 minutos. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos.

Desenforme e finalize com o restante da couve no meio e o bacon picado.

 

Botequim Carioca