(15) 3527-1749 - fax: (15) 3527-1749
4 de Maio de 2017

Organização francesa discute, com participação da Embrapa, o futuro da alimentação

O pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos - SP) Marcos David Ferreira integra, nesta quinta-feira (4), em São Paulo, a conferência da organização francesa Hellow Tomorrow sobre o futuro da alimentação.

O evento tem início às 14 horas e será realizado na associação sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo de tecnologia (CUBO).
     A conferência pretende encontrar respostas para saber como a agricultura responsável, práticas mais inovadoras, tecnologia acessível e políticas públicas ambiciosas pavimentarão o caminho para uma transição a um mundo mais sustentável e que enfrente os desafios atuais e futuros.
     Além dos debates sobre o futuro da alimentação global, será realizado simultaneamente a primeira edição brasileira do Desafio de Start-ups da Hellow Tomorow, com o tema ‘Comida do amanhã para todos’. Apoiada pela rede de supermercados Carrefour, essa é a primeira vez que a competição - realizada anualmente em Paris - ocorre fora da França.
     Alimento do amanhã
     O pesquisador Marcos David participará da mesa-redonda sobre o futuro da comida junto com os fundadores da Hakkuna, Gilberto Schickler e Luiz Felipe Carvalho, tendo como moderadora do debate Manuela Brito.
     A apresentação de Ferreira abordará informações sobre as pesquisas com filmes, revestimentos comestíveis e embalagens funcionais para alimentos, bem como o trabalho realizado na Embrapa Instrumentação, por meio da equipe interdisciplinar de pesquisas com enfoque na relação pós-colheita e nanotecnologia, redução de perdas pós-colheita e eficiência do sistema que proporciona maior vida útil aos alimentos.
     “É uma oportunidade para conhecer expertises e inovadores na área de sustentabilidade alimentar. Além do contato com especialistas na área de sustentabilidade, os participantes poderão interagir com empreendedores e startups da Cubo, o que possibilita a oportunidade de parcerias público-privadas com interações com o setor produtivo, além da possibilidade de aplicação das tecnologias desenvolvidas na Embrapa”, explica o pesquisador.
     Competição
     Evento inédito no Brasil, a competição “Desafio Inovação Carrefour Brasil x Hello Tomorrow BR” tem por objetivo fomentar uma alimentação saudável, sustentável e sem desperdício. Para isso contará com ideias inovadoras de startups, cientistas e empreendedores que, por meio de desafios envolvendo a temática “Comida do Amanhã para Todos”, terão de desenvolver e apresentar novas tecnologias e soluções para problemas reais do planeta envolvendo a questão da sustentabilidade na alimentação. 
     O desafio contará com três frentes temáticas - Comida mais saudável (Que faz bem para o corpo: é nutritiva, saudável e de qualidade); Comida mais sustentável (Que faz bem para o planeta: não agride o meio ambiente, sabe-se a origem, produzida com segurança e responsabilidade); Comida sem desperdício (uma comida que faz bem para a sociedade: evita-se o desperdício ao longo da cadeia, inclusive na casa do consumidor).
     Parceria
     O Hello Tomorrow Global Sumit é um evento internacional em que o Carrefour é o único parceiro no tema “Alimentação e Agricultura”. A próxima edição do evento será realizada nos dias 26 e 27 de outubro em Paris. A edição de 2016 reuniu dois mil empreendedores, líderes da ciência, investidores e executivos corporativos para apresentar os novos avanços no tema, discutir suas visões e encontrar novos empreendedores.
     Hello Tomorrow
     Hello Tomorrow é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2011, baseada sobre uma comunidade pluridisciplinar, cujo objetivo é criar laços entre a ciência e o empresariado nos principais setores tecnológicos.
     A associação reúne uma comunidade de talentos mais brilhantes do mundo para impulsionar colaborações entre projetos promissores e líderes empresariais, executivos e investidores, para trazer tecnologia de ponta ao mercado.Cubo
     Criado há um ano pelo banco Itaú e pelo fundo de investimento Redpoint eventures para abrigar start-ups e eventos de empreendedorismo em São Paulo, é uma comunidade que visa tornar o Brasil uma referência no cenário global de inovação, empreendedorismo e tecnologia, por meio de empreendedores e soluções que transformam o mundo das pessoas para melhor.
 

Joana Silva (MTB 19.554)

Fonte: Embrapa