(15) 3527-1749 - fax: (15) 3527-1749
10 de Outubro de 2017

LAVAGEM CORRETA DE MÃOS E SUA IMPORTÂNCIA NA COZINHA PROFISSIONAL

Confira como é o procedimento correto da lavagem de mãos e higienização pessoal em cozinhas profissionais.

Desde pequenos somos ensinados sobre a importância de lavar as mãos. Este ato de higiene significa um cuidado de grande importância para o indivíduo e toda a coletividade. Por mais simples que pareça, grande parte das infecções comuns como gripes, resfriados, intoxicações alimentares e parasitoses intestinais são transmitidas normalmente pelo contato com mãos contaminadas.

Quando o assunto é a cozinha profissional, a higiene das mãos é uma questão primordial. Desde o primeiro momento do preparo dos ingredientes até quando o prato é levado à mesa, a comida passa pelas mãos de muitas pessoas. Ou seja, todo cuidado é pouco na hora de manter a limpeza da cozinha, garantir a qualidade e proteger a saúde tanto dos clientes quanto dos funcionários que circulam pelo ambiente.

Porque lavar as mãos é fundamental?
Durante todo o dia utilizamos as nossas mãos com as mais diferentes finalidades. Basta uma análise rápida para percebermos a todas as situações que as expomos ao longo do dia. Quando espirramos ou tossimos, acabamos nos protegendo com ajuda delas. Quando estamos resfriados e o nariz escorre é inevitável a utilização das mãos para nos limpar. Para irmos ao banheiro, as mãos também são fundamentais.

Da mesma forma que são usadas para essas situações, precisamos das nossas mãos para cortar ingredientes, cozinhar e servir a comida. Por uma questão natural as mãos tornam-se a principal via de transmissão de organismos do nosso corpo, seja por contato direto, ou seja, pele a pele, ou indireto ao tocar em objetos e superfícies contaminadas.

Lavar as mãos é muito mais do que remover sujeira, suor, oleosidade ou células descamativas. A higienização completa das mãos ajuda a eliminar bactérias da pele, interrompendo a possibilidade de transmissão de doenças.

Como lavar as mãos corretamente na cozinha profissional?
O cuidado com a limpeza das mãos deve ser feito em qualquer situação. Na cozinha profissional é preciso ainda mais atenção. Afinal, a saúde de muitas pessoas está em questão dentro de um ambiente como o restaurante.
O termo higienização das mãos tem sido cada vez mais usado, pois, nos ambientes profissionais é preciso ir além da tradicional lavagem das mãos. Por isso, para realizar o procedimento corretamente você deve investir em produtos de limpeza profissionais e antissépticos abrindo mãos das versões de uso doméstico.

A lavagem precisa durar pelo menos um minuto. Tempos menores do que esse não resultam numa higienização eficaz das mãos.

No primeiro momento molhe as mãos, antebraços e aplique o sabão líquido ou espuma e esfregue os antebraços, de cima para baixo em direção às mãos e as palmas. Em seguida, passe a palma direita sobre o dorso esquerdo. Repita o movimento com o outro lado. Junte palma com palma e entrelace os dedos, esfregando uns contra os outros. Esfregue também as costas de uma mão com a outra.

Para finalizar, esfregue o polegar de cada mão de forma rotacional e por último faça movimentos circulares com a ponta dos dedos na palma das mãos. Enxague com água, seque com papel toalha e utilize o mesmo para fechar a torneira.

Fonte: Dino Noticias