(15) 3527-1749 - fax: (15) 3527-1749
3 de Dezembro de 2018

Diretor-geral da FAO pede mudanças transformadoras em nossos sistemas alimentares

" Nosso objetivo do Fome Zero não é apenas alimentar as pessoas, mas também nutrir as pessoas."

3 de dezembro de 2018, Roma - O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, pediu hoje que os países abordem urgentemente todas as formas de desnutrição, durante seu discurso de abertura ao  Conselho da FAO , órgão executivo da organização. 

"A coexistência de desnutrição, obesidade e deficiências de micronutrientes, que conhecemos como o triplo ônus da desnutrição, está se espalhando e afetando quase todos os países do mundo. A comunidade internacional precisa enfrentar urgentemente essa situação promovendo mudanças transformadoras em nossos sistemas alimentares". "Graziano da Silva disse. "Nosso objetivo do Fome Zero não é apenas alimentar as pessoas, mas também nutrir as pessoas, fornecendo a todos os nutrientes necessários para uma vida saudável", acrescentou. 
 
Citando o 2018 O relatório do Estado de Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo  , Graziano da Silva, disse que a obesidade afeta agora cerca de 672 milhões de pessoas e o aumento foi mais rápido em África do que em qualquer outra região. Ele também disse que mais de dois bilhões de pessoas no mundo sofrem de deficiências de micronutrientes. 

O próximo ano

O diretor-geral também delineou alguns dos principais eventos do próximo ano, incluindo a Conferência de Segurança Alimentar em Addis Ababa em fevereiro, co-organizada com a Organização Mundial de Saúde e União Africana, a Conferência de Comércio e Segurança Alimentar em Genebra em abril e a Conferência de Revitalização Rural em Pequim em maio. A FAO, com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e o Programa Mundial de Alimentos, também sediará uma conferência em maio para lançar a Década da Agricultura Familiar das Nações Unidas (2019-2028).

Graziano da Silva também anunciou que será criado um escritório dedicado à Cooperação Sul-Sul e Triangular, para reforçar o potencial da  Cooperação Sul-Sul  na obtenção da segurança alimentar e desenvolvimento rural. 

Ele também descreveu as recentes realizações da FAO, incluindo o recente Primeiro Simpósio Internacionalda FAO  sobre Inovação Agrícola para Agricultores Familiares,  que produziu recomendações que ajudarão a orientar o trabalho da FAO em inovação, com foco na criação de mais oportunidades de emprego para a juventude. 

Gênero e equilíbrio geográfico A

FAO também avançou em direção à paridade de gênero entre os profissionais, disse o Diretor-Geral, com mais de 43% de todos os cargos profissionais atualmente ocupados por mulheres.

"Esta é a maior representação da FAO de mulheres entre profissionais internacionais nos últimos anos", disse Graziano da Silva. 

Em relação à representação geográfica entre os funcionários da FAO, o Diretor-Geral anunciou que o número de países não representados diminuiu de 17 para 14, com nomeações recentes de Timor-Leste, Belize e Saint Kitts e Nevis, e que a porcentagem de equitativamente países representados é agora 87,6 por cento. Eventos do Lado do 

Dia Mundial do Solo

durante o Conselho incluem um evento na quarta-feira para marcar o  Dia Mundial do Solo 2018  , bem como eventos para destacar o trabalho da FAO com a Bélgica e a Suécia, e o Fundo Fiduciário Solidário Africano.

O Conselho da FAO administra assuntos administrativos e financeiros entre as reuniões bienais da Conferência da FAO. A 160a Sessão é o último Conselho do Diretor Geral antes de seu mandato terminar em julho do próximo ano.

Fonte: FAO