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21 de Agosto de 2017

Aposte no suco de laranja e seus benefícios!

Estudo da Unesp mostra que a bebida natural traz muitos benefícios à saúde e, diferente do que algumas pessoas imaginam, não engorda

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“Associar o suco ao ganho de peso é errado”, disse a pesquisadora. “Se você calcular as quantidades adequadas para cada dieta, é totalmente possível fazer uso de frutas e do suco delas no cardápio”, ressaltou. A pesquisa conduzida por Thais acompanhou 78 obesos, com idade média de 36 anos. Eles foram divididos em dois grupos: um deles tomou dois copos de suco de laranja, enquanto o outro consumia outros alimentos, pelo período de 12 semanas.
Foto: ShutterstockSuco de laranja traz diversos benefícios para a sua saúde
Ao final do período, segundo a professora, todas pessoas de ambos os grupos perderam 6 quilos em média, reduziram a massa gorda e perderam medidas. “O que chamou a atenção foi que, os indivíduos que tomaram suco de laranja, tiveram maior aporte de vitamina C, ácido fólico, ferro e potássio, em comparação com quem não tomou. Eles também diminuíram mais o colesterol LDL, que está relacionado a doenças cardiovasculares”, explicou Thais.
Combate o envelhecimento
A pesquisa da Unesp também mostrou que as pessoas que mantiveram o uso de suco de laranja na dieta aumentaram a atividade antioxidante, o que protege contra os radicais livres e o envelhecimento. Ao final, a pesquisadora Thais César apontou que retirar o suco da dieta pode ser um erro. “A laranja não precisa de acréscimo de água. É importante consumir o suco 100% integral, sem a adição de açúcar ou conservantes”, disse ela.
Você sabia…
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do IMC (índice de massa corporal). O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas.
Calcule seu IMC!
O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. É o padrão utilizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que identifica o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9. Por exemplo, se o seu peso é 80 kg e a sua altura é 1,80 m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69

Fonte: UNESP