(15) 3527-1749 - fax: (15) 3527-1749
27 de Julho de 2017

Alimentação escolar saudável é tema de seminário em Paverama

Evento contou com a participação de gestores públicos, nutricionistas e merendeiras locais e dos demais municípios integrantes do Piqae

Representantes do Programa Intermunicipal de Qualificação da Alimentação Escolar (Piqae) realizaram, na quarta-feira (26/07), um seminário com o tema ?Cozinheiros da educação promovendo a comida de verdade?. O evento, realizado no Centro Cultural Evangélico de Paverama, contou com a participação de gestores públicos, nutricionistas e merendeiras locais e dos demais municípios integrantes do Piqae: Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Poço das Antas, Teutônia e Westfália.

 

 

Na ocasião, a extensionista da Emater/RS-Ascar de Estrela, Tânia Stein, ministrou palestra sobre o tema, com o objetivo de refletir sobre os tipos de alimentos, que podem ser in natura, processados ou ultraprocessados, e em que medida eles estão presentes na alimentação escolar dos municípios envolvidos no projeto. Em sua fala, também mostrou detalhes do cenário nutricional do Brasil, ressaltando os 10 passos para uma alimentação saudável, extraídos de guias alimentares.

Em seguida foram realizadas três oficinas. A primeira delas, voltada aos gestores municipais, abordou a operacionalização do Pnae. As outras duas, voltadas às nutricionistas e as merendeiras, tiveram como temas os tipos de alimentos e a importância da observação da rotulagem e as quantidades de açúcar e gordura nos produtos industrializados. Durante a tarde também houve mostra e comercialização de produtos de agroindústrias familiares dos municípios envolvidos.

 

 

 

De acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar de Paverama, Marlova Pretto, o Piqae busca realizar encontros periódicos para estudo e planejamento de ações que possam nortear o processo de qualificação da alimentação escolar. ?Desde 2001, quando tiveram início as ações do Programa, é possível destacar a melhoria geral da qualidade nutricional da alimentação oferecida aos estudantes, a partir de um trabalho interdisciplinar realizado a partir do apoio de diversas entidades?, salienta.

O evento contou ainda com a participação de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito de Paverama, Elemar Dickel e o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, além de secretários municipais e diretores de escolas. Lagemann valorizou o debate proposto, reforçando a importância de se estar atento aos alimentos consumidos. ?Estamos falando de saúde e, nesse sentido, muitas vezes não podemos nos deixar enganar por aquilo que a mídia nos mostra ou por alguma embalagem colorida ou bonita?, enfatizou.

Fonte: AGROLINK