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6 de Outubro de 2017

A IMPORTÂNCIA DOS LEGUMES E VERDURAS SAUDÁVEIS E ORGÂNICOS

Consumir legumes e verduras orgânicos é mostrar preocupação com a saúde e a tendência de crescimento deste mercado é grande para os próximos anos.

Além de não conter substâncias nocivas ao ser humano, legumes e verduras orgânicos e agroecológicos trazem outros benefícios que vão muito além da mesa.

Por não utilizar produtos nocivos ao solo e priorizar técnicas como a adubação natural e a minhocultura, por exemplo, este tipo de alimento não traz qualquer tipo de resíduo para a mesa da sua família e garantem um solo livre de produtos químicos.

Não há agressão ao meio ambiente, porque são adotadas técnicas como a rotação de cultura e compostagem, evitando o desmatamento de florestas e áreas nativas e preservando mananciais.

Descubra os melhores legumes e verduras para consumir durante as épocas do ano.

1. Legumes e verduras por época do ano

Atualmente, é possível encontrar basicamente todo tipo de produto a qualquer época do ano, mas, para isso, você vai acabar consumindo produtos que foram cultivados com agrotóxicos, adubos químicos e até sementes modificadas geneticamente.

Para garantir que você está adquirindo um produto de qualidade, vale a pena ficar ligado nesta lista de legumes e verduras separadas por época do ano e prestar atenção nos produtos que encontra no supermercado e na feira.

1.1 Primavera

É a estação da cenoura, rica em nutrientes e vitaminas de todos os tipos que ajudam em diversas áreas da saúde, como visão e pressão arterial. A primavera também é a ideal para o consumo da berinjela, que ajuda a regular o nível de glicose no sangue também ajuda na digestão.

Se você prefere as verduras, a estação das flores também é uma boa oportunidade para aumentar o consumo de brócolis e espinafre. Enquanto o primeiro ajuda a combater a osteoporose e é rico em potássio, o segundo é conhecido por aumentar a energia e melhorar a qualidade do sangue.

Lista de legumes da primavera: berinjela, pepino japonês, abobrinha, cenoura, alcachofra, pimentão amarelo, vagem e tomate.

Lista de verduras da primavera: brócolis, espinafre, couve de Bruxelas, aspargo, alho-poró, rúcula e almeirão.

1.2 Verão

Uma boa dica é aumentar o consumo de pepino, porque, além de ter muita água e ajudar na hidratação do corpo, também faz bem para a pele.

Do lado das folhas, a escarola é uma boa aposta, porque, além de saborosa e combinar com vários tipos de pratos, ajuda na dieta e na saúde do trato intestinal e retarda o envelhecimento.

O repolho também aparece como boa opção de verdura para esta época do ano porque fortalece os ossos, ajuda no sistema digestivo e faz bem para a pele.

Lista de legumes do verão: abobrinha, tomate, pimentão, vagem, cenoura, quiabo, chuchu, pepino, jiló.

Lista de verduras do verão: escarola, rúcula, alface, salsa, couve, cebolinha, repolho.

1.3 Outono

A beterraba é um legume que pode ser consumido à vontade porque ajuda a limpar o fígado, reduz o colesterol ruim e fortalece os ossos.

O chuchu também previne a osteoporose e suas fibras ajudam a controlar o intestino. Para quem prefere as verduras, uma boa dica é o agrião, pois ajuda a limpar o fígado e aumenta a sensação de saciedade.

A rúcula também é uma boa opção para quem procura proteger os vasos sanguíneos, diminuindo as chances de ataque cardíaco.

Lista de legumes de outono: beterraba, batata-doce, chuchu, jiló, nabo

Lista de verduras de outono: agrião, almeirão, espinafre, repolho, rúcula

1.4 Inverno

A couve-flor é rica em vitaminas e potássio e deve fazer parte de uma dieta saudável com produtos orgânicos, porque ajuda na desintoxicação e na saúde cerebral, além de trazer vários benefícios digestivos.

Já a acelga ajuda a controlar a diabetes, melhora a circulação sanguínea e é boa para a visão.

Para quem não dispensa uma mandioca (desde que não seja frita, é claro), é um tubérculo muito saboroso e que ajuda na imunidade, no combate à artrite e na saúde dos ossos e do cérebro.

Fonte de carboidratos, a batata-doce tem baixo índice glicêmico, pode ter ação antioxidante e melhora a pele.

Lista de legumes de inverno: batata-doce, mandioca, mandioquinha, pimentão vermelho, cogumelos

Lista de verduras de inverno: alcachofra, acelga, couve, brócolis, couve-flor, rúcula, agrião, chicória, espinafre.

2. Legumes congelados fazem bem?

É comum encontrarmos legumes congelados nos supermercados e até mesmo em casa.

Por causa da falta de tempo, pode ser uma saída boa para agilizar um almoço saudável na correria do dia a dia. Mas será que isso faz bem?

Na verdade, desde que sejam respeitadas as condições de preparo e armazenamento, um legume congelado pode ter a mesma característica nutricional de um legume fresco.

O que pode acontecer, quando o processo é feito da maneira errada, é que o alimento pode perder textura, cor e até mesmo o sabor, mas não há comprovações científicas de que este produto terá um valor nutricional inferior ao alimento fresco.

Mas é claro que adquirir um produto orgânico fresco e consumi-lo ainda novinho é muito mais saboroso e agradável ao paladar.

Fonte: Dino