(15) 3527-1749 - fax: (15) 3527-1749

CURSO CONTROLE HIGIÊNICO-SANITÁRIO NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO.

12 de maio de 2018

CURSO CONTROLE HIGIÊNICO-SANITÁRIO NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO.

 


Dia: 12/05/2018

Horário: 9 às 18 horas

Local: Espaço Higiene Alimentar

Rua das Gardênias, 36.
Bairro: Mirandópolis
São Paulo, SP

8 horas                     

 

OBJETIVOS:

O objetivo básico é informar e discutir os procedimentos para a elaboração do Manual de Boas Práticas, criando na consciência de cada profissional, uma conduta de controle mais real que traga garantia de qualidade higiênico-sanitária como pré-requisitos para o Sistema APPCC (Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle) em Serviços de Alimentação. Para isso será utilizada como referência a RDC nº 216 de 15/09/2004 do Ministério da Saúde, Portaria CVS-5 da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Portaria n° 2619 do Município de São Paulo.  

 

PARTICIPANTES:

Este curso destina-se preferencialmente a profissionais universitários, diretores, gerentes, coordenadores, supervisores, administradores, instrutores, inspetores, Autoridades Sanitárias e todos aqueles que devem entender as regras para atuar diretamente nas decisões sobre os procedimentos, processamento e manipulação de alimentos.   

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Definição de Segurança Alimentar

Definição de Doenças Alimentares com ênfase às DTA (Doenças Transmitidas por Alimentos).

Perigos em Alimentos

Boas Práticas - Grupo técnico e responsável técnico; Controle de saúde dos manipuladores; Controle dos fornecedores e matérias-primas; Controle e uso racional da água para consumo; Adequação da estrutura física e operacional; Controle integrado de pragas; Higiene ambiental, mãos e alimentos.

Fatores que interferem no metabolismo dos microrganismos; Critérios de segurança; Cadeia quente e Cadeia fria; processamento de alimentos;

Exemplos de monitoramento e controle de tempo e temperatura

Importância dos principais programas evolvendo a Segurança dos alimentos e a preocupação com os manipuladores de alimentos 

INSTRUTOR 

Prof. Dr. Eneo Alves da Silva Jr.: Biomédico, Mestrado e Doutorado em Microbiologia e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos. Conselho Editorial da Revista Higiene Alimentar, Consultor do Programa Mesa Brasil-SESC, Consultor da ANVISA para a Copa 2014 e para a revisão da RDC 12. Consultor do CVS para revisão da CVS 5.  

 

Investimento:

R$ 250,00 (profissionais).
Inscreva-se: http://higienealimentar.com.br/evento-cadastro/

 

R$ 200,00 (para Estudantes e Assinantes Higiene Alimentar. Neste caso enviar e-mail para circulacao@higienealimentar.com.br  solicitando a ficha de inscrição)  

 

Palestrante: Dr. Eneo Alves da Silva Jr.

Biomédico, Diretor do Laboratório CDL Central de Diagnósticos Laboratoriais, Consultor da ANVISA para a Copa 2014 e para a revisão da RDC 12. Consultor do CVS Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo para a elaboração da Portaria CVS 6/1999 e revisão da CVS 5.